quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Entrevista: Tirando dúvidas sobre faculdade.

Final de ano chegando, vários vestibulares vindo, teve Enem mês passado e assim já começa a correria para a faculdade. Mas você já escolheu a faculdade que você quer? Ainda está na dúvida? Comecei um projeto com várias blogueiras sobre faculdade e elas resolveram ajudar vocês.

Na entrevista de hoje vamos falar com a Mourize Borella do blog Em busca de RomeuVamos conferir.
Perguntas:
1. Qual é o curso que você está fazendo e em qual faculdade?

Mourize:  Engenharia Ambiental, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

2. Porque você escolheu esse curso?

Mourize:  
Não foi minha primeira opção, minha primeira escolha era em outra área, mas ao passar resolvi dar uma chance ao curso e fui me envolvendo e identificando.

3. Você já pensou em desistir deste curso? Se sim, porque?

Mourize:
   Sim, as matérias bases da Engenharia são pesadas (principalmente nas faculdades Federais), o cálculo e as matérias de física são bem mais puxados do que eu esperava. No início isso quase me fez desistir por não ter muita aptidão, mas como me identifiquei com o resto das disciplinas levei aquilo como um obstáculo a ultrapassar.

4. Sempre foi seu sonho ter essa profissão, ou você tinha outros planos?

Mourize:
  Não, eu queria ser médica neurologista, ou alguma profissão que me permitisse escrever (coisa que não faço no meu curso) mas pretendo após formada cursar Publicidade e Propaganda e trabalhar com marketing verde.

5. Você ganhou o apoio da sua família quando falou para eles qual curso ia fazer?

Mourize:
  Sim, minha mãe é matemática, meu pai é matemático e engenheiro e meu irmão provavelmente cursará algo na área das exatas também.

6. Desde que você entrou na faculdade, o que mudou na sua vida?

Mourize:  
O ritmo de estudos é bem mais pesado do que no ensino médio, e mudou também o estilo de vínculo de amizades. Creio que os amigos que se faz na faculdade te entendem muito mais e serão os que eu levarei pra vida, eles me ajudam a dar força e enfrentar os meus problemas. Além de que morar sozinha é uma grande experiência.

7. Quando esse curso acabar você pretende fazer outros tipos de curso?

Mourize:  Sim, pretendo fazer uma segunda faculdade na área de Publicidade e Propaganda.

8. O que você diria para uma pessoa que está pensando em fazer o mesmo curso que você?


Mourize:  O curso de Engenharia Ambiental é muito mais do que as pessoas pensam, as áreas são muitas. Um engenheiro ambiental trata a água que você bebe, limpa a água que você suja (efluentes), limita ou limpa as emissões que você libera, da um jeito no lixo que você produz, permite uma relação consciente do que podemos aproveitar do meio ambiente sem destruí-lo. Ser engenheiro ambiental não é ser ambientalista, é saber usar o meio de forma consciente.


Você também sonha em ser um (a) Engenheiro (a) Ambiental? Não pense em desistir deste curso, persista e ajude o meio ambiente.

Imagem tirada do Google, caso alguma seja sua mande um e-mail para a moderação dar os devidos créditos.

2 comentários: