quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Entrevista: Tirando dúvidas sobre faculdade



Bom dia, boa tarde ou boa noite meus queridos leitores. Hoje é dia de Entrevista e como eu já disse nos posts passados o tema é faculdade, são perguntas para ajudar VOCÊ a escolher o seu curso e tirar algumas dúvidas.

A entrevistada de hoje é a Flávia do Carmo dona do Blog Jornalista Curiosa, sendo uma boa jornalista ela disse tudo sobre sua escolha e sobre o seu curso. Vamos conferir:

Perguntas

1.  Qual é o curso que você está fazendo e em qual faculdade?

Flávia:
 Eu curso Jornalismo *-* na Universidade de Taubaté (UNITAU)

2. Porque você escolheu esse curso?

Flávia:
Eu adoro escrever e ler, no primeiro instante foram essas as atividades que me fizeram escolher o jornalismo. Mas hoje, terminando o segundo ano de faculdade, responderia a essa pergunta dizendo que foi o jornalismo que me escolheu. Eu descobri outros amores com esse curso, como o de escutar boas histórias <3

3. Você já pensou em desistir deste curso? Se sim, porque?

Flávia:
 Não, na verdade não me vejo em outra profissão!

4. Sempre foi seu sonho ter essa profissão, ou você tinha outros planos?

Flávia: Eu nunca imaginei cursar jornalismo, nunca mesmo rs. Eu sempre estudei música,
desde meus 8 anos quando comecei a fazer aulas de piano e depois violino. Sem contar que amo cantar rs. Então até o segundo ano do ensino médio eu imaginava fazer uma faculdade de música, eu tocava em casamentos e pensava seguir essa carreira. Porém, no final do segundo ano e início do terceiro, eu não sei dizer bem o que aconteceu rsrs, mas nasceu em mim a vontade de fazer jornalismo. Eu era tímida, não conseguia me imaginar em frente às câmeras. Então entrei num curso técnico de Marketing para tentar acabar com a timidez e aprender a falar em público, pois bem missão cumprida, perdi a vergonha rsrs e me senti mais preparada para encarar as câmeras. Então estudei, fiz o vestibular e passei. Confesso, que no primeiro semestre de faculdade, eu não estava confiante de que estava no caminho certo. Essa escolha era muito nova para mim que sempre imaginei outra profissão, mas persisti, porque dentro de mim algo dizia que eu estava no caminho certo. Hoje entendo que o Jornalismo me escolheu, ele me fisgou rs e não me arrependo da escolha e nem consigo me imaginar fazendo outra coisa. E a música ela esta sempre presente na minha vida, eu amo demais música e não importa o caminho que eu siga, ela está no meu sangue e no meu coração!

5. Você ganhou o apoio da sua família quando falou para eles qual curso ia fazer?

Flávia:
 Rsrsrs, não! Imagina só, meus pais sempre investiram em mim, nos meus instrumentos, nas aulas de canto, piano e violino. Eles tinham tanta certeza que eu iria seguir esse caminho quanto eu. Então no terceiro ano do ensino médio, quando disse para a minha mãe que iria fazer vestibular para cursar jornalismo, eu senti no olhar dela o espanto com a minha escolha. Ela achou que era coisa de momento e que logo eu desistiria. E quando foi chegando perto do vestibular eu disse novamente que iria cursar jornalismo e aí ela sentiu que eu estava falando sério. Foram duras conversas, ela mais do que meu pai, me lembrava do quanto eles investiram em mim e na minha carreira com a música, tanto financeiramente quanto com tempo para me levar as aulas , ensaios e apresentações. Mas segui, mesmo com medo e não sabendo se aquela era a escolha certa, eu enfrentei os argumentos da minha mãe, as dúvidas do meu pai, a decepção das pessoas dos grupos que eu tocava e fui para o vestibular. Da data que eu passei na prova até o primeiro dia de aula, minha mãe me perguntava se era realmente aquilo que eu queria. Mas tenho que deixar claro que apesar da frustração que ela não escondia, ela NUNCA me obrigou a cursar música, ela SEMPRE me disse que eu tinha que fazer o que EU queria, porque uma faculdade é muito tempo e dinheiro investido para eu fazer a vontade dela. E foi assim, que eu entrei para a faculdade de Jornalismo. Estou terminando meu segundo ano, e hoje minha família entende minha escolha, me apoia, ajuda. Minha mãe hoje me diz que ela tem certeza que eu escolhi a profissão certa quando ela lê um texto meu e vê o amor que eu tenho pelas palavras e a maneira como eu as conduzo.

6. Desde que você entrou na faculdade, o que mudou na sua vida?

Flávia:
 Muitas coisas, se não tudo. 

Os casamentos que eu tocava, tive que parar. Essa foi uma escolha muito difícil, porque música é meu amor eu nasci para levar música por onde passo, mas continuar com faculdade e casamentos não dava, eu não tinha tempo para ensaio e estudo. E eu sabia, que mais cedo ou mais tarde, essa escolha seria necessária.

Tive que estar disposta a enfrentar a estrada diariamente, eu moro em Cruzeiro e levo uma hora de van para chegar na faculdade, não é fácil, é cansativo demais, tem dias que não dá vontade de ir, mas minha vontade de ser jornalista me ajuda a enfrentar isso!

Aprender a conviver com pessoas que eu nunca vi, numa cidade que eu não sabia nem onde ficava um ponto de referência, rsrs.

Nesses dois anos de faculdade, eu amadureci demais. Eu noto pela minha segurança frente a profissão e ao futuro. Em 2016 pretendo ir morar em Taubaté para fazer estágio e hoje eu me sinto preparada para morar sozinha e começar a ter uma vida mais independente, onde eu tenha que aprender a sobreviver sozinha. Já estou até aprendendo a cozinha rsrsrs!!!

7. Quando esse curso acabar você pretende fazer outros tipos de curso?

Flávia:
 Eu tenho um pé na publicidade rsrs, eu amei o curso de Marketing então queria aprender um pouco mais. Mas me vejo fazendo uma faculdade de cinema, música, porque tenho vontade de ser jornalista especializada nestas áreas para escrever colunas nos jornais e sites sobre estes assuntos (UM SONHO QUE ME FAZ BRILHAR OS OLHOS)!

8. O que você diria para uma pessoa que está pensando em fazer o mesmo curso que você?

Flávia:
 Se você tem essa vontade, FAÇA! Mas se é uma vontade dos seus pais, amigos, irmãos, tios ou avós, NÃO FAÇA! A profissão de jornalismo é linda, gratificante, porém é árdua. É preciso de muito amor para exercê-la! É preciso que você esteja de corpo e alma!
  
Ter a missão de passar informação para tantas pessoas é uma grande responsabilidade. É necessário ser honesto, querer saber sempre mais, procurar por pessoas que saibam do assunto, ouvir várias versões sobre o acontecimento. Estar disposto a trabalhar com alegria nos feriados, fins de semanas, de manhã , a tarde, a noite ou de madrugada rsrs! Diante de tudo isso, não há nada mais gratificante que ver o seu texto numa revista, num jornal ou sua reportagem num telejornal e saber que centenas de pessoas estão sabendo daquele fato porque você foi atrás e trouxe informação! Acredite, é uma profissão linda demais!

Se sua faculdade dos sonhos é Jornalista, não pense em desistir, pense apenas nos seus sonhos. Mantenha o foco e se torne uma grande jornalista.


Para conhecer mais a Flávia, acompanhe :


6 comentários:

  1. Obrigada pela entrevista Ma, ficou linda *----*
    Espero ajudar outras pessoas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por participar, adorei suas respostas.
      Espero que se torne uma grande jornalista, beijos!

      Excluir
  2. Linda tava lendo seu blog aqui e adorei. Quem dera eu ter procurado algo assim quando fui escolher a faculdade para me informar mais. Muito top!! beijos

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e eu espero que goste das outras entrevistas.

      Excluir
  3. Caraca, que lindo <3
    Tenho muita vontade de ser jornalista! Mas queria saber quanto ao mercado de trabalho.
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina boa sorte, que você vire uma boa jornalista. A Flávia está disponível para tirar suas dúvidas se precisar.
      Beijos!!

      Excluir